30 março 2007

Sempre na crista da onda


A bombar desde 1952, a revista MAD é um dos esteios da sátira americana. Provando que está actual como nunca, aqui está a capa do próximo especial da publicação de idiotas dedicada exclusivamente a um dos maiores representantes da espécie de todos os tempos.

22 março 2007

Contra-Indicações

Estava consumado: tomara a pílula para se esquecer da vida que tinha.
O alívio fora rápido e os sinais exteriores evidentes. Apesar de químico, um sorriso sempre era um sorriso.
Poucos se podiam gabar do que tinha alcançado com o tratamento, todavia, certos lapsos de memória recentes apoderavam-se dele com crescente regularidade.
Os sinais eram claros e só ele não os vira. A sobredosagem provocara uma ausência de si próprio a tal ponto que já mal aparecia reflectido no espelho.
Num último momento de lucidez gritou para que lhe permitissem optar pela eutanásia, mas a única resposta que obteve foi que o aperfeiçoamento pessoal era um bem demasiado precioso para se perder com devaneios de identidade privada.
Apesar de sorridente para o resto da vida, tornara-se completamente invisível ao espelho, e, misturado entre os outros, nunca mais ninguém o viu.

©ND/2007

21 março 2007

O que aconteceu no Conselho Nacional do CDS-PP


Vídeo com as respostas para a falta de visão de Ribeiro e Castro e com a agressão e contra-ataque de Maria José Nogueira Pinto!

07 março 2007

Paradigma


É sintomático que o Capitão América tenha morrido quando a nação em si parece querer renascer da morte lenta a que foi condenada pela administração Bush.
Nos comics já se sabe que a morte dura pouco, mas e na vida das nações, será que há hipótese de recuperar do rigor mortis?

06 março 2007

Sim meninas...


...o imperador Xerxes da adaptação cinematográfica de 300 é Rodrigo Santoro em versão depilada e com piercings suficientes para ser considerado utensílio de faca de mato. Deve ser para compensar o facto de apenas ter aparecido 10 segundos nos 1ºs 10 episódios da 3ª época do Lost.

Aranha 3



Os produtores de "Spiderman 3" em colaboração com a NBC decidiram colocar online um excerto de 7 minutos do filme para download aqui!
As cenas passarão igualmente antes do episódio desta semana de Heroes, que está a fazer na TV o que a saga do Aranha fez no cinema, nomeadamente a recuperação do interesse pelo mainstream dos comics.
Apesar do excelente aspecto do que já deu para ver deste "Spiderman 3" e do facto de Sam Raimi continuar a liderar o projecto, começo a achar que a coisa pode estar em perigo quando o que a malta mais quer ver é o vilão de serviço...

02 março 2007

À Procura do F.I.M.


"À Procura do F.I.M." é o tipo de peça de teatro que gostava de ter visto em miúdo. Tem aventuras, reis e rainhas, combates de capa e espada, robôs iluminados, uma heroína despassarada, revoluções, convoluções e viagens no tempo.
Foi por isso que aceitei pegar na BD original do Nuno Artur Silva e do António Jorge Gonçalves, para, em parceria com a Susana Romana, escrever uma louca e despretensiosa adaptação de uma História de Portugal em 60 minutos.
Produzido pela PLANO 6 em parceria com as PRODUÇÕES FICTÍCIAS, com músicas geniais do grande Gimba num exercício muito de musical-anti-musical à lá Spamalot, este é um daqueles projectos que muito me orgulham, não só pelas pessoas envolvidas como pela prova de que às vezes temos a hipótese de escrever as histórias com que sempre sonhámos desde pequenos.

"À Procura do F.I.M" estreia dia 11 de Março, no Teatro Tivoli em Lisboa. Miúdos ou graúdos apareçam.
Press Kit

28 fevereiro 2007

O Turno no Fantas



O Turno da Noite, a série de animação que criei e escrevi, realizada pelo grande Carlos Fernandes continua na sua ronda de ante-estreias antes de passar pelos ecrãs da RTP.
Desta vez, integrado numa retrospectiva da animação portuguesa, será exibido um episódio no Fantasporto, festival onde aliás sempre quisemos que espreitasse com a sua carinha feia de humor negro.
A exibição terá lugar na 6ª feira 2 de Março no Pequeno Auditório do Rivoli, às 17.30h na sessão CURTAS METRAGENS PORTUGUESAS 2.
Ficamos à espera de impressões sobre este projecto que continuamos a acarinhar apesar de, uma vez mais, temos a dizer que só soubemos desta exibição pelos média, uma vez que o produtor tem aparentemente mais do que fazer do que se preocupar minimamente com quem lhe paga as contas.

Cliquem na janela de cima para verem um pequeno line-test de animação num dos estágios iniciais de produção.

15 fevereiro 2007

A Porrada™ do dia (em 3 actos)



p.s- Porrada™ gentilmente cedida por este grande estadista

2 grandes conclusões



1- Salazar lá se deu bem a ir a votos ;

2- Só no calor da luta se repara no quão grande e peluda temos a nossa barriga.

Grande dia de S.Valentim



Depois de pela primeira vez ter passado todo o dia dos namorados na cama cheguei a uma conclusão: se todas as relações fossem como uma brutal dor de estômago o mundo seria um lugar mais feliz.

13 fevereiro 2007

O pior dos piores

É já esta noite, às 22.30, na SIC NOTÍCIAS, que os "Piores Portugueses" vão ter o seu lugar de destaque.
Chamo a atenção para o calibre dos nomeados, que simbolizam e bem o "rapar do tacho" que é ser Português, bem como para o meu cameo como actor (também à sua maneira uma das piores prestações de sempre na arte de representar) na peça "Salazar é fixe!" da autoria do FHF...

Somos Homens ou não somos Homens?



Confesso-me culpado.
Gosto do humor do Herman e fui dos que ficaram colados à TV no Sábado a assistir ao seu regresso a uma pátria da qual nunca se devia ter ausentado.
Obviamente as críticas foram logo imediatas e ferozes. Diz-se que o Homem está velho e a usar personagens e tiques gastos.
Penso precisamente o contrário. Gosto do sentimento de série em construção que o primeiro episódio deixou. Gosto de ver que há mais do que humor episódico ou por sketches em Portugal, um humor construido na segurança de arcos narrativos e da construção de personagens.
Fica patente que Herman absorveu subitamente inspirações de League of Gentlemen, Little Britain, Office e outros que tal, e que se está a reinventar com brio e dedicação, sem ceder aos críticos que querem 8 ou 80.
Domingo lá estarei, com a dedicação com que via o Tal Canal, o Hermanias ou a Herman Enciclopédia.

30 janeiro 2007

A Porrada™ do dia

*P.s- Gil Kane a mostrar porque era um dos grandes...

Moore ou Morrison?

Alguém colocou a pergunta.
Aqui segue a minha resposta:

É inegável a importância do douto hirsuto para a modernidade de uma indústria dos comics onde não só a qualidade e o nexo de intencionalidade de cada valor de produção favorecem a obra como um todo, mas também pela valorização do "argumentista" como parte primacial no processo criativo.

Todavia... Morrison é Pow, é Bang, é Biff, é Zap.
Se bem que Escocês, é de cá, é de lá, é americano e é de todo o universo.
Gourmet de todo o tipo de iguarias psico-trópicas e outras, é normal fazer do Evangelho de um Coiote um pequeno nada que é tudo, ou Infinitas Crises um tudo que molda na palma da mão, chegando a quebrar a 4ª dimensão e permitindo aos leitores um relacionamento doentio com as personagens.
É Xorn, é Marcianos Brancos, é um Invisível roubado pelos Wachowski, é um esquadrão de assassinato de vacas Skrull, um Asilo Arkham e um Super-Homem de todas as estrelas, completo e definitivo.

Para além da sua abrangência, Morrison ultrapassa Moore pela cumplicidade que tem para com o trabalho regular, pela ausência de medo de se enfrentar a si próprio e pela alegria pura e simples de trabalhar em projectos ora intelectuais e elitistas, ora primais e puramente simplistas.

Se Morrison é filho das oportunidades geradas por Moore, hoje é pai por direito próprio, e nem mesmo toda junta, a prole de Ellis, Ennis, Millar e companhia se aproximam da sua genialidade.

28 janeiro 2007

Excelente argumento para o "SIM"...

...a participação do PNR na marcha do "não", esta tarde em Lisboa!

14 janeiro 2007

Dificuldade inesperada

Até que um dia ela me pediu para a matar.
Pensámos ambos até nos doer a cabeça, tendo o som de várias novelas para adolescentes como fundo, mas a verdade é que não nos ocorria como o fazer.
Tentei baleá-la, estripá-la e até mordê-la. Tudo o que consegui foi uma dor nos maxilares igual ás que apanhava quando mastigava pastilhas velhas e secas que nem um pau.
Cansada, ela disse-me que eu não prestava para nada.
Fiquei irritado pois nunca pensei que a cabra fosse tão rija.

11 janeiro 2007

A Porrada™ do dia

p.s.- que saudades das porradas explosivas do Jim Aparo