06 março 2008

Watchmen de carne e osso

Aí estão as primeiras imagens oficiais da adaptação de Zack Snyder da melhor novela gráfica de todos os tempos. A questão neste mercado conturbado de cinema é: estarão as audiências prontas para uma obra de desconstrução do fenómeno icónico dos super-heróis?
Caso para dizer "Who watches the watchmen?"...

Nite-Owl
Night OwlSilk Spectre

The Comedian
Rorschach

20 fevereiro 2008

O rapaz ciclope afinal tinha dois olhos

O rapaz ciclope vivia na casa ao fundo de uma rua cheia de amoreiras que não tinham amoras desde que a central nuclear do bairro aumentara a sua produção, há quatro anos atrás.
A mãe ciclope e o pai ciclope faziam de tudo para o fazer feliz, mas a verdade é que, do alto da sua casa ao fundo da rua das amoreiras que não davam amoras, o rapaz ciclope limitava-se a olhar os outros rapazes com um olho fechado, percebendo que nunca seria feliz.
Não era fácil ser-se um rapaz ciclope quando se tinha dois olhos, mas pelo menos não o podiam acusar de falta de visão quando, apesar de todo o encorajamento, se recusava a sair.
Garfos, grampos, limas e agulhas em brasa. Experimentou de tudo para vazar um dos olhos, só que este acabava sempre por reaparecer tão misteriosamente como as amoras tinham desaparecido.
"Pai, achas que algum dia vou ver só com um olho como os outros rapazes ciclope?" - perguntou.
O pai, porque era pai, ciclope ou não, respondeu-lhe que sim. Que sim e que nesse dia comemorariam com amoras recém colhidas das amoreiras da sua rua.

© Nuno Duarte 2008

Ilustração: Pepedelrey em dia de aniversário.

14 fevereiro 2008

Part time teacher...


Que comecem as aulas...

Aiku

Pior do que dor de corno só mesmo dor de dente.

23 janeiro 2008

Super-heróis no divã



Depois de Super-size me, Morgan Spurlock dá uma volta pelas vidas falhadas e sonhos mal resolvidos de quem acabou por ser super-herói não por vocação mas por necessidade.

Um documentário certamente a importar dada a pouca aposta entre nós de filmes do género.

22 janeiro 2008

Os palhaços também se abatem

Morreu Heath Ledger.
Provavelmente mais uma overdose em alguém que prometia e muito.
Irá encher o grande ecrã uma última vez em "The Dark Knight" que estreia este verão, no apropriadamente trágico papel de Joker.

p.s- o presente trabalho de Ledger era como protagonista no novo filme de Terry Gillian, o famigerado Monty Python acostumado a que tudo corra mal nos seus filmes.

16 janeiro 2008

Grandes verdades que se ouvem na rua 3

"A perna do Paulo Gonzo é buéda minúscula, não é como a nossa. Ele tem de andar de lado para se equilibrar."

15 janeiro 2008

Significância

Ele era tão insignificante que um dia demorou meia hora em frente à porta automática de um hiper-mercado antes que esta reconhecesse que estava ali alguém.

Definição cinematográfica da semana

Cloverfield = The Blair Godzilla Project

Será? Dia 24 falamos.

13 janeiro 2008

Vai ser de morrer a rir...


Palpita-me que um só destes cartazes/teasers de "The Dark Knight" vale mais do que 4 horas de Bat-filmes realizados por Joel Schumacher há uns anitos atrás...

Why so serious indeed.

09 janeiro 2008

Constatação

O trabalho é inimigo da imperfeição.
O problema é que neste país toda a gente insiste em ser perfeita só em cima dos deadlines.

Resistiré

Tentaram convencer-me a comprar um telemóvel/mp3/inox-take-five-com-flash-gordon novo, porque, entre muitas outras façanhas, podia usá-lo para ver filmes. Deixo aqui a minha resposta nas palavrinhas do Sr. Lynch:

07 janeiro 2008

I ♥ Huckabee

Não. Não é uma peça do Daily Show. É um anúncio pago pela candidatura de Mike Huckabee...

...o que nos faz pensar que Bush pelo menos conseguiu uma coisa com jeito afinal de contas: levar os Republicanos a admitir o seu carácter redneck com humor e orgulho.

21 novembro 2007

Best episode ever!

Alan Moore, Art Spiegelman e Dan Clowes nos Simpsons? É ver para crer!

16 outubro 2007

Grandes verdades que se ouvem na rua 2

"Se não tivesse personalidade podia ter tido uma grande carreira."

Grandes verdades que se ouvem na rua 1

"Um homem não chora, bebé."

Não querem lá ver que o tipo tem sentido de humor?

Depois dos rumores que davam como certo que Van Damme iria protagonizar um "mockumentary" sobre a sua própria vida aos quais não se furtaria de falar de drogas e dos seus estranhos aforismos filosófico-coisos, aí está esta pérola:



Conta-se também que seja a empresa de Luc Besson a produzir e que poderá estrear no próximo festival de Cannes.

09 outubro 2007

As séries do Prof. Marcelo 1

Quanto a posts a coisa tem andado mal devido ao volume de trabalho ser maior do que uma convenção de tias em noite de sarau na casa do Santana.
De qualquer modo aqui seguem uma mão cheia de apreciações curtas "à professor Marcelo" relativamente aos pilotos de séries que tenho visto graças a 'nets, novos canais da Cabo e à kindness of strangers:

HEROES
(episódios 1 a 4 da série 2 vistos na 'net)
Talvez uma das mais esperadas segundas séries de sempre face ao carácter único da primeira série e das personagens, trouxe-me no entanto sentimentos díspares. É de saudar verificar-se que houve um avanço no status quo e nas vidas das personagens que seguiram em frente com as suas vidas e têm agora novos desafios e objectivos, todavia verifica-se um adensar dos plots principais com poucas pontas resolvidas, algo que raramente acontecia na primeira season, onde se sentiam avanços constantes nos plots principais.
Continua no entanto a ser uma das apostas mais consistentes e bem feitas desta "era de ouro" das séries americanas.

Classificação: 8/10


MY NAME IS EARL
(1º episódio da 3ª série visto na 'net)
É curioso ver como uma série que podia ser formulaica e repetitiva consegue evitar os clichés do género e do tipo de situações.
A provar isso mesmo está a passagem de setting da série para a prisão, algo que surge como consequência do final da segunda série mas que poucos julgavam que fosse consequente. Fantástica também a evolução das personagens principais mesmo tratando-se de uma pseudo-sitcom.
Goste-se ou não, o humor faz uma auto-crítica excelente do que é a verdadeira e não cosmopolita América do século XXI, talvez daí surjam alguns dos principais pontos de desinteresse de quem não reconhece nem quer reconhecer estes tiques da sociedade do tio Sam.

Classificação 7/10


REAPER
(episódio piloto visto na 'net)
O conceito é simples mas funciona: um jovem de 21 anos a quem os pais prometeram a alma ao diabo é contratado pelo próprio senhor do mal para devolver os foragidos do seu reino de volta lá para baixo...isto tudo enquanto tem de lidar com um emprego de treta no supermercado local, um amigo estroina e uma namorada de sonho que nunca tem coragem para convidar a sair.
O humor tipo "Scrubs" funciona muito à base de bons diálogos e muitas referências pop, logo faz sentido que a realização deste piloto tenha ficado a cargo de um Kevin Smith cada vez mais à procura de experiência em TV.
Apesar de tentar capitalizar a onda de caçadores de monstros jovens de Supernatural/Buffy/whatever, e do uso dos objectos mais estranhos para capturar os demónios escondidos entre a humaninade (um mini-aspirador neste piloto), já se viu que vai tudo basear-se nos vilões da semana, sendo que o próprio colega parece ter mais carisma e interesse do que o personagem principal, ainda por cima representado por um actor que não aquece nem arrefece.

Classificação: 6/10

VERONICA MARS
(episódio piloto na FX)
Kristen Bell.
Apesar de já chegar um pouco tarde por cá (a série começou originalmente em 2004) é de saudar esta Veronica Mars, uma série onde uma inteligente e multifacetada adolescente, filha de um detective privado é revelada como a grande força por detrás da empresa de detectives em redor da qual giram os conflitos e as inimizades de uma cidade onde todos menos os Mars são ricos.
Kristen Bell.
A interacção entre as personagens coadjuvantes é brilhante e as deduções "detectivescas" baseadas em entrevistas, perseguições e muito trabalho psicológico, ao contrários dos ultra laboratoriais CSI's.
Dotada de bons diálogos e a noção de que nem todos os adolescentes têm de ser representados como idiotas volúveis às modas da semana, esta é uma série que reuniu um culto interessante e quase "contra-cultura" na América.
Ah, não sei se vos disse mas a protagonista é uma tal de Kristen Bell e vai tão bem que os produtores de Smallville, Heroes e de Lost andaram à disputa para ver que a apanhava para a season deste ano...ao que parece terá decidido jogar pelos tipos com super-poderes.
Uhhhh...só mais uma Kristen Bell para o caminho!

Classificação: 7/10

25 setembro 2007

O gag do crítico moribundo

Depois de ler a crítica de Tito Lívio à adaptação dos melhores sketches de Monty Python e a respectiva reacção do Markl, fico com a impressão que o material dos Python continua demasiado futurista para quem faz do azedume um método de vida...mais para mais no 24 Horas.
Actualize-se lá então, mestre Tito: