20 outubro 2009

A Porrada™ do dia

Barulho no prédio

A campainha tocou mesmo agora.
Limitei-me a baixar o som da tv.
Pelo barulho nas escadas são hordas de mormons, exércitos de vendedoras de tupperwares, chusmas de drogados a pedir para o cavalo, ou simplesmente os hunos que resolveram atacar com uns séculos de atraso.
Que se lixe.
Nem sequer vou ver quem é.
Se forem os Hunos sempre entram à machadada. Os outros... Os outros que se lixem.
E se houver problemas?
E se tiver acontecido um acidente? Se o mundo tiver aberto uma fissura mesmo por baixo do prédio? Uma fissura para o inferno onde todos os males eternos saem e consomem tudo e todos?

Olha, começou a minha sitcom favorita.
Vou pôr mais alto.
Que se lixe a fissura também.
Que se lixe o barulho.
Não há nada que risos enlatados não abafem.


15 outubro 2009

Episódios 7 e 8

Aqui seguem os dois últimos episódios do "Turno da Noite", porventura um dos projectos mais pessoais e que mais gozo me deu fazer. Enjoy!


12 outubro 2009

Episódios 3 e 4

Aqui seguem mais dois episódios do Turno da Noite.
Um grande bem haja a todos quantos têm escrito a falar bem deste nado-morto.



08 outubro 2009

O "Turno da Noite" no youtube

Alguma alma caridosa resolveu postar episódios do Turno da Noite , que escrevi há uns anos, no Youtube.
Aqui seguem os dois 1ºs episódios, sendo que colocarei mais nos próximos dias.



14 abril 2009

Grandes Conceitos de Marketing

E você como prefere a sua?



ou


????

(A pedido de todos os interessados, o produto em questão poderá ser encontrado em qualquer Intermarché na secção de cereais matinais para, obviamente, crianças...)

04 abril 2009

A Porrada™ do dia

Serial Mil Milhões

O assassino acordou sem saber onde estava. O ar era espesso, quase palpável, no entanto, completamente sem substância, cor, ou cheiro.
Olhou em redor, vendo apenas o que sempre via quando fechava os olhos.
Perdido, tacteava por paredes imaginárias e móveis fantasma, que nunca haviam estado lá.

A realidade era dura. Rija como apenas o chão, que, ali, era a única âncora para o barco da existência atribulada do seu corpo mutilado por anos de loucura indecifrável.

Sentou-se, tocando as lajes.
Os pequenos rectângulos térreos eram de uma matéria lisa e suave como os sonhos, mas fria e austera como o pesadelo do ser.

Abanando-se, sorveu um trago do autismo que move os moinhos da humanidade desde o tempo em que o primeiro homem esmagou o crânio do seu irmão.
Sorrindo, provou o sabor férreo de mil milhões de glóbulos, plaquetas e anti-corpos, que nadavam livremente na sua boca, certamente filhos da meia dezena de perfurações auto-infligidas a Black & Decker, no seu palato e língua.

Revigorado, cuspiu. Cuspiu não...a palavra certa é escarrou. Escarrou com quantos erres tinha, para que homens, deuses, ou simples arremedos o vissem como aquilo que era: ele próprio.

Sorrindo, tornou-se uno com as sombras, e correu. Correu por mil milhões de campos negros, povoados por mil milhões de sombras vivas, numa noite que durou mil milhões de horas.

©ND,2009

Crítica


(cliquem na imagem para aceder a uma versão mais legível)

23 janeiro 2009

Lançamento da "Fórmula da Felicidade"


A FÓRMULA DA FELICIDADE Vol.1 (de 2)
Argumento de Nuno Duarte
Desenhos de Osvaldo Medina
Cores de Ana Freitas, Gisela Martins & Jorge Coelho
Legendagem e Design de Mário Freitas
Capa de Osvaldo Medina e Catarina Oliveira

O primeiro volume da novela gráfica “Fórmula da Felicidade” será lançado no próximo dia 24 de Janeiro, Sábado, às 17h, nas novas instalações da Kingpin Books, sita na Rua Quirino da Fonseca 16-B, junto à Alameda D. Afonso Henriques em Lisboa.
Para o lançamento estarão presentes na livraria todos os autores que colaboraram no livro, para um breve apresentação e sessão do autógrafos. O lançamento será ainda acompanhado por uma exposição de originais seleccionados do artista Osvaldo Medina.

Mais detalhes aqui.

22 dezembro 2008

A Porrada™ do dia

Hedonismo

Era tão vaidoso tão vaidoso que deixou de ir ao futebol para não ter de ver gajos com penteados mais cuidados que o seu.

21 dezembro 2008

Biografia de um Equilibrista

1964- Nasce em madrugada de alinhamento celestial, tentando de imediato equilibrar a parturiente e os médicos.

1968- A incapacidade de expressão e de manter relações sociais com adultos ou crianças é compensada pela extrema destreza com que ergue torres altas e estranhas de brinquedos, bibelôs e todo o género de produtos alimentícios.

1979- De autista passa a génio quando empilha mais de vinte atónitos transeuntes que o observam numa tarde ensolarada de Outono, em que se recusa a voltar ao liceu.

1984- Culmina o seu primeiro acto sexual partilhado com uma falta de segurança proporcional ao estrondoso êxito das suas performances de aglomeramento vertical de tigres e leões.

1990- A mulher trai-o com o agente e sofre de uma crise de confiança em plena tournée mundial, não logrando equilibrar Notre Dame sobre a Torre Eiffel como prometido.

1994- Há quem o reconheça na rua quando, por detrás da hirsuta face e trapos a que chama de roupa consegue amontoar 12 carros em plena Avenida da Liberdade.

1999- Morre de overdose de barbitúricos, a poucas horas do espectáculo de homenagem, reconhecendo ter sido incapaz de equilibrar uma vida produtiva com os seus sonhos de criança.

©ND, 2008

A verdadeira serra da Estrela





18 dezembro 2008

Natal não era natal sem o Gunther

A gata


Desceu com suavidade aveludada os degraus que nos separavam.
Deteve-se entre o infinito espaço de dois milionésimos de segundo e ronronou um ronronar que queria dizer alguma coisa.
Aproximei-me, tentando perceber que língua seria aquela quando flectiu os músculos dos membros anteriores e me saltou para o peito de garras brandidas.
A vertigem apoderou-se de mim.
Seria desfeito?
Esfarrapado?
Feito em bocadinhos?
Não. Afinal só queria uma festa.

©ND, 2008

13 dezembro 2008

O meu lado religioso nesta quadra festiva...


Já lá vão uns anitos desde que criei e escrevi a série "Anjinho da Guarda" com o meu compincha Miguel Braga. Apesar dos anos e das modas surge sempre como um postal perfeito para o que esta época deve representar para todos: sangue, suor e tripas, ou por outras palavras a alegria das compras natalícias.

Oh Oh Oh!

20 novembro 2008

O que pensaria Salazar deste arquétipo familiar?

A Porrada™ do dia

Oh no she dihn't


Manuela quer muita coisa.
Quer chefiar, quer ter autoridade, quer fazer oposição e há até quem ache que quer ser o amigo para os copos que Cavaco Silva nunca teve.
Manuela tentou agora fazer humor. Como em todas as outras coisas, falhou.
Giro giro era o seu sucessor dizer que acreditava que em 6 meses de afastamento da Senhora ele conseguiria endireitar o partido.

19 novembro 2008

Me and Bobby McKee

Depois de 30 horas de performance com direito a número musical de fecho e tudo, aqui ficam algumas pérolas de desabafos e opiniões que fugiram ao script rígido de Robert McKee .

*"Every ten years writers strike for no reason but to remind people that no one works if the writers don't work."

*"Hollywood is bad, but it rules the movie industry because the rest of the world's mainstream is even worse."

*"Taste is in the genes, not education."

*"...retired CEO's buy glass penguins."

*"Autobiography is just another form of fantasy."

*"Hitler and Bin Laden are famous vegetarians, why wouldn't they just eat meat?"

*"After watching 'Babe' I couldn't eat bacon for a week - but then I got over it..."

*"Everybody hates everybody."

*"Supermodels make 15 million dollars a year and none has won a Nobel Prize yet..."

*"...George Lucas is a dangerous nerd..."

*"Spielberg has a comic book mind. He has nothing to say but does it beautifully."

*" 'Save Nature' people only want to save one thing: themselves!"

19 julho 2008

Who watches the Watchmen?


Apesar do mestre não lhe querer tocar nem com uma vara de 7 metros, tenho um excelente feeling sobre esta adaptação...

05 junho 2008

A Fórmula da Felicidade


"The creator of the universe works in mysterious ways. But he uses a base ten counting system and likes round numbers" - SCOTT ADAMS

Mais detalhes em breve...

Experiência obrigatória para atingir uma consciência superior

16 abril 2008

Flops a ver: Soutland Tales

Não estreou e não me parece que estreará entre nós Southland Tales, o penúltimo devaneio de Richard Kelly, autor de Donnie Darko.
O filme mistura ficção científica com contundente sátira e um portentoso elenco de actores de segunda categoria onde se incluem ex-wrestlers, caçadoras de vampiros, figuras menores do Saturday Night Live e Mad TV, e até o Justin Timberlake.
Amaldiçoado por Cannes, corre no entanto o risco de parecer "Lynch'ianamente" interessante depois da poeira assentar.

Há algo neste "pós-desconstrucionismo xunga" de uma América obcecada pelo futuro depois do 11 de Setembro que funciona. Prova disso? Que tal o Timberlake a fazer playback dos "The Killers"?

07 abril 2008

A Porrada™ do dia


P.s- sigam o link para um tratado da especialidade

05 abril 2008

O inominável homem do Expresso

Aqui estão os textos de minha autoria que saíram este Sábado no Expresso a propósito da "Invasão dos 15 anos das Produções Fictícias".
Agradeço desde já a quem se esqueceu de incluir que os textos eram de minha autoria, uma vez que o seu teor profético me podiam acarretar alguns dissabores daqui a 15 anos.

Internacional

Expresso Abril de 2023

Michael Moore apela ao recurso às armas pelos civis

Michael Moore, o actual Secretário de Estado da “Commonwealth” de Nações Leste-Americanas, a propósito da entrada no terceiro ano de conflito da segunda Guerra Civil Americana, veio esta semana apelar à necessidade de distribuição em massa de armamento às populações civis como “única medida dissuasora credível” contra os “repetidos avanços e abusos” dos exércitos da Confederação de Estados da América do Norte, liderada pelo Presidente Jeb Bush.

Em resposta, Bush anunciou ter provas do auxílio militar da “Commonwealth” ao México, aquando da anexação do estado do Texas por este país, acusando uma vez mais os actuais líderes dos estados de Leste de conluio no assassinato de Arnold Schwarzenegger, último Presidente eleito dos Estados Unidos.

Moore negou as acusações, considerando Bush um “adepto de teorias da conspiração”, reafirmando que o que continua a dividir Leste e Oeste é “apenas e tão-somente a questão dos direitos humanos dos clones, que continuam a ser espezinhados pelos estados da Confederação”.

Siga o virtualink para aceder a uma holo-projecção em tempo real dos combates no Ohio, Kentucky e Michigan

Europeus clandestinos reclamam direito ao “sonho Chinês”

Os 34 europeus clandestinos que em Março desembarcaram em Qingdao, na China, provenientes de um cargueiro lunar, serão “brevemente” expulsos para os seus países de origem, garantiu hoje o ministro da Administração Interna chinês durante a abertura de um Mega-plex comercial de 14 quilómetros quadrados.

Confrontado com o anúncio da expatriação, Björn Larsen, representante do grupo de clandestinos disse que, face à miséria, fome, lutas de tribos corporativas e ausência de partes cibernéticas para substituições corporais, “mais valia que os matassem já”, reclamando direito a lutar pelo “sonho Chinês de fama, fortuna e prosperidade como muitos já tiveram”.

Aceda ao banco de memória do Expresso para mais detalhes sobre como se candidatar à obtenção de cidadania chinesa

Colonatos cientologistas de Biarritz querem formar estado próprio

Tom Cruise, o primeiro ministro dos colonatos cientologistas de Biarritz, juntamente com David Miscavige, Grande Thetan da Igreja da Tecnologia Espiritual, apresentaram esta semana o seu plano para a criação de fronteiras definidas no espaço ocupado pelos vários colonatos, reivindicando o direito à criação de um estado Dianético.

De acordo com fontes do auto empossado governo, a medida destina-se a reforçar a segurança da nação cientologista dos ataques terroristas de mártires ateus e das chamadas “Brigadas Freudianas” que usam a análise psiquiátrica como meio de coerção contra os colonos.

“O ensino da Dianética™ deve ser obrigatório nas escolas?” – active o seu polígrafo portátil e vote na nova sondagem Expresso

Microsoft nega spam subliminar

Bots de imprensa e multimédia da transcorporação Microsoft reagiram às acusações feitas por transcorporações concorrentes, recusando a existência de spam subliminar na nova edição do Windows Neural.

Este é o segundo revés que a marca sofre a propósito do lançamento da versão Neural do seu sistema operativo, já que aquando do seu lançamento, o mesmo se revelou apenas destinado a seres humanos com implantes neurológicos acima de 5 Terabytes de memória, o que levou associações humanitárias um pouco por todo o mundo a acusar a Microsoft de discriminação tecnológica.

Siga o virtualink para receber um download cerebral imediato do widget de notícias na hora do Expresso

06 março 2008

Watchmen de carne e osso

Aí estão as primeiras imagens oficiais da adaptação de Zack Snyder da melhor novela gráfica de todos os tempos. A questão neste mercado conturbado de cinema é: estarão as audiências prontas para uma obra de desconstrução do fenómeno icónico dos super-heróis?
Caso para dizer "Who watches the watchmen?"...

Nite-Owl
Night OwlSilk Spectre

The Comedian
Rorschach

20 fevereiro 2008

O rapaz ciclope afinal tinha dois olhos

O rapaz ciclope vivia na casa ao fundo de uma rua cheia de amoreiras que não tinham amoras desde que a central nuclear do bairro aumentara a sua produção, há quatro anos atrás.
A mãe ciclope e o pai ciclope faziam de tudo para o fazer feliz, mas a verdade é que, do alto da sua casa ao fundo da rua das amoreiras que não davam amoras, o rapaz ciclope limitava-se a olhar os outros rapazes com um olho fechado, percebendo que nunca seria feliz.
Não era fácil ser-se um rapaz ciclope quando se tinha dois olhos, mas pelo menos não o podiam acusar de falta de visão quando, apesar de todo o encorajamento, se recusava a sair.
Garfos, grampos, limas e agulhas em brasa. Experimentou de tudo para vazar um dos olhos, só que este acabava sempre por reaparecer tão misteriosamente como as amoras tinham desaparecido.
"Pai, achas que algum dia vou ver só com um olho como os outros rapazes ciclope?" - perguntou.
O pai, porque era pai, ciclope ou não, respondeu-lhe que sim. Que sim e que nesse dia comemorariam com amoras recém colhidas das amoreiras da sua rua.

© Nuno Duarte 2008

Ilustração: Pepedelrey em dia de aniversário.

14 fevereiro 2008

Part time teacher...


Que comecem as aulas...

Aiku

Pior do que dor de corno só mesmo dor de dente.

23 janeiro 2008

Super-heróis no divã



Depois de Super-size me, Morgan Spurlock dá uma volta pelas vidas falhadas e sonhos mal resolvidos de quem acabou por ser super-herói não por vocação mas por necessidade.

Um documentário certamente a importar dada a pouca aposta entre nós de filmes do género.

22 janeiro 2008

Os palhaços também se abatem

Morreu Heath Ledger.
Provavelmente mais uma overdose em alguém que prometia e muito.
Irá encher o grande ecrã uma última vez em "The Dark Knight" que estreia este verão, no apropriadamente trágico papel de Joker.

p.s- o presente trabalho de Ledger era como protagonista no novo filme de Terry Gillian, o famigerado Monty Python acostumado a que tudo corra mal nos seus filmes.

16 janeiro 2008

Grandes verdades que se ouvem na rua 3

"A perna do Paulo Gonzo é buéda minúscula, não é como a nossa. Ele tem de andar de lado para se equilibrar."

15 janeiro 2008

Significância

Ele era tão insignificante que um dia demorou meia hora em frente à porta automática de um hiper-mercado antes que esta reconhecesse que estava ali alguém.

Definição cinematográfica da semana

Cloverfield = The Blair Godzilla Project

Será? Dia 24 falamos.

13 janeiro 2008

Vai ser de morrer a rir...


Palpita-me que um só destes cartazes/teasers de "The Dark Knight" vale mais do que 4 horas de Bat-filmes realizados por Joel Schumacher há uns anitos atrás...

Why so serious indeed.

09 janeiro 2008

Constatação

O trabalho é inimigo da imperfeição.
O problema é que neste país toda a gente insiste em ser perfeita só em cima dos deadlines.

Resistiré

Tentaram convencer-me a comprar um telemóvel/mp3/inox-take-five-com-flash-gordon novo, porque, entre muitas outras façanhas, podia usá-lo para ver filmes. Deixo aqui a minha resposta nas palavrinhas do Sr. Lynch:

07 janeiro 2008

I ♥ Huckabee

Não. Não é uma peça do Daily Show. É um anúncio pago pela candidatura de Mike Huckabee...

...o que nos faz pensar que Bush pelo menos conseguiu uma coisa com jeito afinal de contas: levar os Republicanos a admitir o seu carácter redneck com humor e orgulho.

21 novembro 2007

Best episode ever!

Alan Moore, Art Spiegelman e Dan Clowes nos Simpsons? É ver para crer!

16 outubro 2007

Grandes verdades que se ouvem na rua 2

"Se não tivesse personalidade podia ter tido uma grande carreira."

Grandes verdades que se ouvem na rua 1

"Um homem não chora, bebé."

Não querem lá ver que o tipo tem sentido de humor?

Depois dos rumores que davam como certo que Van Damme iria protagonizar um "mockumentary" sobre a sua própria vida aos quais não se furtaria de falar de drogas e dos seus estranhos aforismos filosófico-coisos, aí está esta pérola:



Conta-se também que seja a empresa de Luc Besson a produzir e que poderá estrear no próximo festival de Cannes.

09 outubro 2007

As séries do Prof. Marcelo 1

Quanto a posts a coisa tem andado mal devido ao volume de trabalho ser maior do que uma convenção de tias em noite de sarau na casa do Santana.
De qualquer modo aqui seguem uma mão cheia de apreciações curtas "à professor Marcelo" relativamente aos pilotos de séries que tenho visto graças a 'nets, novos canais da Cabo e à kindness of strangers:

HEROES
(episódios 1 a 4 da série 2 vistos na 'net)
Talvez uma das mais esperadas segundas séries de sempre face ao carácter único da primeira série e das personagens, trouxe-me no entanto sentimentos díspares. É de saudar verificar-se que houve um avanço no status quo e nas vidas das personagens que seguiram em frente com as suas vidas e têm agora novos desafios e objectivos, todavia verifica-se um adensar dos plots principais com poucas pontas resolvidas, algo que raramente acontecia na primeira season, onde se sentiam avanços constantes nos plots principais.
Continua no entanto a ser uma das apostas mais consistentes e bem feitas desta "era de ouro" das séries americanas.

Classificação: 8/10


MY NAME IS EARL
(1º episódio da 3ª série visto na 'net)
É curioso ver como uma série que podia ser formulaica e repetitiva consegue evitar os clichés do género e do tipo de situações.
A provar isso mesmo está a passagem de setting da série para a prisão, algo que surge como consequência do final da segunda série mas que poucos julgavam que fosse consequente. Fantástica também a evolução das personagens principais mesmo tratando-se de uma pseudo-sitcom.
Goste-se ou não, o humor faz uma auto-crítica excelente do que é a verdadeira e não cosmopolita América do século XXI, talvez daí surjam alguns dos principais pontos de desinteresse de quem não reconhece nem quer reconhecer estes tiques da sociedade do tio Sam.

Classificação 7/10


REAPER
(episódio piloto visto na 'net)
O conceito é simples mas funciona: um jovem de 21 anos a quem os pais prometeram a alma ao diabo é contratado pelo próprio senhor do mal para devolver os foragidos do seu reino de volta lá para baixo...isto tudo enquanto tem de lidar com um emprego de treta no supermercado local, um amigo estroina e uma namorada de sonho que nunca tem coragem para convidar a sair.
O humor tipo "Scrubs" funciona muito à base de bons diálogos e muitas referências pop, logo faz sentido que a realização deste piloto tenha ficado a cargo de um Kevin Smith cada vez mais à procura de experiência em TV.
Apesar de tentar capitalizar a onda de caçadores de monstros jovens de Supernatural/Buffy/whatever, e do uso dos objectos mais estranhos para capturar os demónios escondidos entre a humaninade (um mini-aspirador neste piloto), já se viu que vai tudo basear-se nos vilões da semana, sendo que o próprio colega parece ter mais carisma e interesse do que o personagem principal, ainda por cima representado por um actor que não aquece nem arrefece.

Classificação: 6/10

VERONICA MARS
(episódio piloto na FX)
Kristen Bell.
Apesar de já chegar um pouco tarde por cá (a série começou originalmente em 2004) é de saudar esta Veronica Mars, uma série onde uma inteligente e multifacetada adolescente, filha de um detective privado é revelada como a grande força por detrás da empresa de detectives em redor da qual giram os conflitos e as inimizades de uma cidade onde todos menos os Mars são ricos.
Kristen Bell.
A interacção entre as personagens coadjuvantes é brilhante e as deduções "detectivescas" baseadas em entrevistas, perseguições e muito trabalho psicológico, ao contrários dos ultra laboratoriais CSI's.
Dotada de bons diálogos e a noção de que nem todos os adolescentes têm de ser representados como idiotas volúveis às modas da semana, esta é uma série que reuniu um culto interessante e quase "contra-cultura" na América.
Ah, não sei se vos disse mas a protagonista é uma tal de Kristen Bell e vai tão bem que os produtores de Smallville, Heroes e de Lost andaram à disputa para ver que a apanhava para a season deste ano...ao que parece terá decidido jogar pelos tipos com super-poderes.
Uhhhh...só mais uma Kristen Bell para o caminho!

Classificação: 7/10

25 setembro 2007

O gag do crítico moribundo

Depois de ler a crítica de Tito Lívio à adaptação dos melhores sketches de Monty Python e a respectiva reacção do Markl, fico com a impressão que o material dos Python continua demasiado futurista para quem faz do azedume um método de vida...mais para mais no 24 Horas.
Actualize-se lá então, mestre Tito:

24 setembro 2007

Será que ainda chega a tempo?

Boas notícias para quem tinha esperança em alguém para salvar este mundo!
Obviamente há sempre algo para ensombrar estas ocasiões.

A Porrada™ do dia

Entrevista no blog do João Nunes

Independentemente de ser meu colega e amigo nas Produções Fictícias, o João Nunes é um dos mais talentosos guionistas portugueses de sempre, responsável entre outros pelos guiões de filmes como "Mustang", "Tiro no escuro" e "A Selva", ou de séries televisivas "O espírito da Lei" e "Inspector Max".
Profissional dedicado e interessado por todas as facetas da escrita para os média, o João tem também um dos melhores blogs nacionais sobre guionismo, o que vem a propósito deste post já que me convidou a iniciar uma rubrica na qual vários profissionais falarão de experiências de escrita em projectos concretos.
A minha contribuição abarcou a experiência que tive no projecto de animação "O Turno da Noite", e podem lê-la aqui na íntegra.

22 setembro 2007

As iludem aparências

Uma das grandes notícias deste Sábado é o facto das autoridades terem tido que acautelar alguns processos judiciais de imigração ilegal e falsificação de documentos que visavam supostos membros de apoio à Al Qaeda, de maneira a que a reforma do processo penal não deitasse tudo a perder nos esforços de investigação desenvolvidos até à data.
Engraçado isto das aparências para o estrangeiro terem tanta importância, já que aparentemente é mais importante parar dois ou três Senegaleses com primos Árabes do que impedir assassinos e violadores de sair da cadeia precisamente porque não houve tempo para acautelar os seus processos.

20 setembro 2007

A Porrada™ do dia

Bye bye Mourinho

1 da manhã e a maior parte dos média já confirma que o Abramovich mandou o Mourinho passear a cadela para Portugal.
Amanhã aposto que os Rui Santos desta vida já elaboraram uma teoria que isto é uma cabala do "special one" para pressionar a Uefa a castigar o Scolari para lhe ficar com o lugar.

Hmmm, admira-te...

Actualização às 16.24: HAHAHA!

19 setembro 2007

Este filme dava um filme™

Mais do que para mostrar o bronzeado de políticos e jogadores de futebol, a reentré serve normalmente para dar vida a algumas ideias fixas que há muito nos movem. No entanto, como a Angelina e a Scarlett Johansson não alinharam naquela minha proposta a três, tenho antes o gosto de apresentar "Este filme dava um filme™" a nova rúbrica de cinema aqui do estaminé, sobre a nata do cinema tão abrutalhado que dá gosto ver.

Esta semana...


"RED DAWN - AMANHECER VIOLENTO"

  1. A prova que este é um dos melhores filmes de todo o sempre, é que retrata a terceira guerra mundial, iniciada-como todos poderíamos esperar-através de uma invasão de paraquedistas da União Soviética e Cuba em pleno interior redneck americano.
    Para fazer frente aos cruéis esquerdalhos que rapidamente transformam o McDonalds da zona numa comuna anarco-sindicalista, ergue-se um grupo de alunos de liceu liderados por uns imberbes Patrick Swayze e Charlie Sheen. Tomando o nome da equipa de liceu como sigla, estes "Wolverines" onde também figuram as púberes Lea Thompson e Jennifer Grey, partem para as montanhas. Lá, comandados por um soldado americano foragido, conseguem fazer frente ao todo poderoso exército invasor, mostrando com quantas balas se faz uma democracia neo-liberal.
  2. Estreada em 1984, esta pérola distribuiu pancada de criar bicho com a irreverência típica de juventude, algo que sensibilizaria os responsáveis pelas classificações de idades a criaram o famoso PG-13, mesmo embora o filme entrasse no Guiness da altura como o mais violento de sempre, com uma média de um acto de extrema violência a cada 2 minutos de filme.
  3. Os diálogos incluem obras primas como:

    [Robert sawing off a shotgun]
    Danny: They were people!
    Robert: Yeah, well, so was my dad.
    Aardvark: What was it like?
    [Robert stops sawing]
    Robert: It was good.
    [Robert resumes sawing]

  4. Filho pródigo dos anos 80, este filmalhongo é um dos mais revisitados e gozados em sketches de séries como Os Simpsons, Family Guy ou South Park, tendo ainda contribuido para a decisão de algum produtor de que Swayze e a nariguda Grey seriam o casal ideal para outra bomba dos 80's: "Dirty Dancing".
  5. Por fim...rednecks com caçadeiras de canos serrados contra comunas...há dúvidas? Rói-te de inveja Tarantino!

18 setembro 2007

O Turno chegou ao Youtube

Como venho dizendo neste blog, o Turno da Noite é, de entre os meus projectos pessoais, dos que mais orgulho de ter construido.
Contribuem para isso factos como ter sido feito em animação, ter contado com o talento e dedicação de grandes amigos com os quais sempre ansiei ter um projecto "a sério", e sobretudo por me permitir ter contado estórias à minha maneira sem concessões.
Quanto à série em si está pronta e acabada há mais de um ano, enterrada num limbo entre a inépcia da produtora e a falta de aptidão do mercado por animação nacional.
Um dos episódios foi exibido no programa "Flip" da RTP2 e alguma alma caridosa fez o favor de o colocar online.
Apesar da versão apresentada ser de má qualidade e ter um problema de áudio nos últimos 30 segundos pode dar-vos uma ideia do que tentámos fazer.

Blog de produção disponível AQUI.

16 setembro 2007

Deixem Scolari em paz!

Depois do maior fã do mundo da Britney mostrar a sua raiva, aqui surge a reacção natural aos últimos desenvolvimentos desportivos nacionais...

De volta com um "clang"!


Acabaram-se as férias, e sabem que mais, detesto as férias. Detesto-as. Aquele estado agridoce de nada fazer, de sentir o corpo livre de toxinas e stress não é para mim.
Felizmente o regresso ficou logo marcado por trabalho a rebentar pelas costuras, pressão, comida estragada, dois empates medíocres da selecção e a gripe das aves.
Porra é bom estar de volta!!!

24 agosto 2007

Serviço Público no Sem Comentários


O Sem Comentários ainda está de férias mas não dorme, e a provar isso mesmo aqui está este pequeno filme educacional. Enjoy.

21 agosto 2007

Só para fanboys

Diz o Rags Morales para o Rob Liefeld:

«I'm sure you'd lop off your right hand at the wrist to be me. If you knew what a wrist looks like.»

Muahahaha!

Porrada possível de acompanhar aqui.

30 julho 2007

zZz is playing: Grip

Dúvida de Férias

O que fazer quando toda a gente tira férias de nós, mas nós não o podemos fazer?

11 julho 2007

Velhice

Um gajo percebe que está velho quando prefere o sossego de uma rockalhada a uma louca jornada de ópera no S. Carlos...

I wanna be sedated dos Ramones - cantada por uns tipos ligeiramente mais velhos que os Ramones...

06 julho 2007

Pequenos prazeres da vida: Bruce Lee contra o gorila!


ps- não, não é o malogrado Sr. Lee, apenas um dos muitos sócias que embarcaram na Bruceploitation , mas há porrada, há gorila, há no fundo amor no ar, o que é que querem mais?

04 julho 2007

Lentes


O mundo mudou no dia em que trocou de lentes de contacto.
Antigamente a auréola de transparência havia-lhe feito perder a crença nas pessoas e no seu deus.
Inesperadamente, o tom azulado com que observava o que a rodeava trouxera-lhe uma calma que nunca imaginara.
Era com paz de alma que admirava agora os diferentes tons com que o sangue das suas vítimas jorrava aos borbotões. Tripas em degradês marinhos misturavam-se com tendões da cor do céu num concerto azul regido sob a batuta do seu bisturi afiado.
Afinal sempre tinha sido feliz, apenas precisara de o ver sob outra cor.

©ND 2007

Mais pobres


Depois de Filipe Ferrer, foi Henrique Viana que nos deixou de fazer rir, chorar e rever na competência com que desempenhava qualquer projecto.
Seria bom a geração "Morangos com Açúcar" colocar os olhos no exemplo destes Senhores para que um dia possam ter o direito ao título de "actores".

03 julho 2007

McClane já não se queixa

Num acesso de loucura fui ontem a meio da tarde ao cinema, e de entre coisas com alto grau de charme cinematográfico escolhi a coisa mais óbvia e de alto teor artístico que havia no menu: Die Hard 4.0 - Live free or Die Hard.
As explosões estão lá, as fugas impossíveis também e as cenas de brutalidade que fazem rir estão no topo do que alguma vez foi exibido numa tela de cinema.
O problema é que o John McClane, aquele que nos habituámos a resmungar pela qualidade caótica dos seus Natais, que berra, chora e barafusta da sorte por tudo e por nada já não está lá. Ao invés, McClane foi substituido por um Bruce Willis careca e com cara de quem está a levar a coisa a sério, que se deixou das piadinhas e de qualquer traço de personalidade.
Que Len Wiseman não era nenhum John McTiernan já todos sabíamos, mas o que marca este filme é no fundo o que marca a diferença entre os blockbusters de hoje dos de há 2 décadas atrás: não há chama, não há escala, não há leis da física, não há personalidade, e isso meus amigos é o que ajuda o espectador a colar-se à tela e a gritar "yipee kye hay motherfucker".
Em suma: bons efeitos, competentes cenas de acção, péssimo vilão, um sidekick e um plot que podia ser com o John McClane, ou outra personagem qualquer...aliás, há quem defenda que o Willis teria sido convidado para outro filme e tenha dito "espera lá...isto podia dar um Die Hard...".
De qualquer maneira aqui fica a história dos quatro filmes de uma maneira bem original:

Bocage em DVD

É apresentado hoje na FNAC Chiado, às 18.30, o pack DVD contendo toda a série Bocage da RTP. Com Miguel Guilherme no papel de elmano sadino , a série foi escrita pelo Filipe Homem Fonseca e Mário Botequilha das Produções Fictícias, tendo eu participado no argumento dos episódios 4 e 5.
Espreitem o trailer da PFTV a propósito do lançamento do mesmo, onde até faço uma perninha na locução.

26 junho 2007

2 notícias

Bocage Vai ter edição em DVD.

Acompanhamento do caso Benoit.

10 Novidades

1- Novo, desafiante e trabalhoso projecto;
2- Primeiro dia de filmagens de um velho herói;
3- Bebeu-se a limonada do ano na última feira;
4- Uma pechincha de DVD com alta concentração de risibilidade por minuto quadrado;
5- Novo brinquedo;
6- Sim, vou alinhar na panca, só porque há muito tempo que ninguém diz "yipee kay hey" com eles no sítio;
7- Se não for craque pelo menos tem pinta de gourmet;
8- Livro do mês;
9- Ninguém percebe de Virgens Loucas como o Phil;
10- E claro, o que seria de nós sem...

O MAIS CÂNDIDO E INTROSPECTIVO PAINEL DE BD DE TODOS OS TEMPOS

14 junho 2007

Este é o Verão de Günther!

O Sem comentários rende-se à evidência de que este é o homem do amanhã e une-se à Güntherfest '07.
Champagne, Glamour, Sex, Respect!

08 junho 2007

Animação na RTP2

Não, não vamos ter o Jack de 24 às voltas com maganas semi-nuas. Este Sábado na RTP2 às 19 horas estreia FLIP, o magazine sobre a tão mal tratada animação portuguesa que se move contra lobbies, preconceitos, produtores mal formados e a inércia de um país terceiro-mundista para nos espantar a todos pela sua criatividade e qualidade.

30 maio 2007

A minha estreia no cinema de acção

Link

Depois de podermos colocar a nossa própria carantonha em filmes de acção pré-montados o que é que falta, apelidar a margem sul de deserto? Eleições intercalares por descalabro da autarquia de Lisboa? Paulo Portas de volta ao PP? Hmmm...pensando melhor...será que o próximo filme podia ser um softcore com umas modelos bem catitas 'fazfavor?

29 maio 2007

Novas comédias

E subitamente o género por vezes tão esquecido da comédia cinematográfica parece estar de novo em ascensão com pessoas como Will Ferrel, Simon Pegg, Will Arnett e Ricky Gervais, Jack Black e Ben Stiller entre muitos outros. Estaremos no advento de uma nova "Golden Age" da comédia?

Aqui ficam alguns trailers de comédias que prometem para breve:

(Zack Braff + Jason Bateman + Amanda Peet = HAHAHA!)


(Napoleon Dynamite Neo-Zelandês + fetiche por frases de filmes de acção dos anos 80 = BWAHAHAHA!)

E agora...
um clássico...

(Fuck yeah!)

24 maio 2007

A Porrada™ do dia

Aviso ao meu amigo Fernando Santos

Agora que piadas badalhocas de mau gosto dão origem a processos e reprimendas oficiais, é melhor ir pensando em arranjar advogado para explicar essa de que "o Benfica vai ser campeão para a próxima época".

23 maio 2007

Site imprescindível


De que a internet está cheia de banalidades já toda a gente sabe. Ele são Wikis para estudos de tudo e mais alguma coisa, sites para especialistas de doenças raras, causas humanitárias, portais de ajuda para primeiros socorros e patetices desse género.
FELIZMENTE alguém descobriu todo o potencial do meio e resolveu presentear o mundo com o Suicide Food, o primeiro site totalmente dedicado à tão nobre e por vezes esquecida ciência de análise de anúncios de bichos que apreciam ser fatiados, cozinhados e comidos.
Talvez ainda exista esperança para a internet afinal de contas...

21 maio 2007

G'anda palhaço


Ora aqui está a prova que "The Dark Knight" vai dar seguimento a "Batman Begins" como a melhor adaptação de BD de todos os tempos.
Heath Ledger afasta-se da imagem de cowboy homo e Christopher Nolan promete que este Joker vai ser de matar a rir...com ênfase psicótica e assustadora na parte do "matar".
Curiosa também a campanha viral da outra personagem importante para a trama, a do procurador geral Harvey Dent.
Cheira-me que este 5 minutos de guião deste filme vão ser melhores que as quase 3 horas cheias de coincidências de "Aranha 3".

Bollywood Vs Hollywood


Em Bollywood tudo é diferente.
Cinquentões barrigudos anafados com esteróides podem ser heróis de filmes de acção onde se usam efeitos estapafúrdios que nos fazem rir.
De Hollywood por outro lado chega-nos isto:

18 maio 2007

Macário tinha quase razão...

Conclusão do dia: fumar é como lamber um autarca.

16 maio 2007

Lições da Masmorra™

(cliquem na imagem para ver a versão legível)
©ND/PP 2007

PF TV


Acaba de estrear o novo projecto das PF, um canal online, com alguns dos melhores momentos feitos para TV e muitos conteúdos pensados exclusivamente para net.
Aliás...em breve terão notícias minhas quanto a um algo muito especial que estou a trabalhar precisamente neste campo. Vão lá e cliquem em tudo quanto é sítio.

04 maio 2007

Só para chatear

Ora aí está o Homem Aranha 3. Será que alguém do PNR vai ver o filme agora que o super-herói é preto?

03 maio 2007

Lições da Masmorra™


(cliquem na imagem para ver a versão legível)
©ND/PP 2007

28 abril 2007

Surpresa

Mais de 10 anos depois voltei a ser observado por um médico.
A atenção e os avanços foram muito melhorados, mas alguém me podia ter dito que um tipo agora tinha de lá deixar metade do ordenado, as chaves do carro e a certidão de paternidade do próximo filho só para lhe darem uma vista de olhos às amígdalas.
Está explicada a razão do ar azamboado do Eusébio quando saiu do hospital.

27 abril 2007

Nem Madrid Nem Barça: Mourinho vai treinar os DX


...e o Petit só não entra para a WWE porque já lá mora outro animal.

25 abril 2007

A prova de 33 anos de sucesso...


...é que antigamente não se podiam fazer concursos para glorificar políticos medíocres, nem colocar cartazes de gente com ideias estupidamente atrozes.

24 abril 2007

Campanha patrocinada pelo Viagra e pela APAF

Pinto da Costa vai a eleições mais uma vez para a presidência do FCP. Façam o favor de consultar o site da sua candidatura para saber a que horas e em que casas de alterne se vão efectuar as acções de campanha. Como sempre haverá fruta à discrição para membros da arbitragem.

23 abril 2007

Lições da Masmorra™

Em 2003 fui convidado a criar uma série de tiras de BD para figurarem nas opções extra da edição nacional do DVD "Vilões de Banda Desenhada".
Desenhadas num estilo solto e caricatural pelo Pedro Potier, as tiras retratam várias situações do dia-à-dia de uma loja de coleccionáveis e banda desenhada chamada "A masmorra".
Alguns anos e outros tantos copos mais tarde, eu e o Potier resolvemos não só trazer as tiras originais de volta, mas embarcar na ideia de produzir o mínimo de uma nova a cada semana. Aqui seguem as primeiras duas para aguçar o apetite...


(cliquem nas imagens para ver a versão legível)
©ND/PP 2007

20 abril 2007

Se o La Féria vê isto ainda mete a Anabela a espetar vampiros...


Passa hoje, 6ª feira às 14.30, e amanhã, Sábado às 18, na Sic Radical "Once More with feeling", o 10º episódio da sétima série de "Buffy the vampire slayer", que é, pasme-se, um musical.
Apesar de por vezes conotada de formulaica, banal e geralmente mal amanhada especialmente quando comparada com os "Sopranos" e "Lost"'s desta vida, "Buffy" permaneceu sempre uma série capaz de se reiventar, auto-parodiar e dar voltas inesperadas. A provar isso mesmo surge este episódio onde Buffy e o Scooby Gang se vêem a braços com uma maldição que os põe a cantar e a dançar qual musical da Broadway.
Completamente escrito, dirigido e orquestrado por Joss Whedon, o multi-facetado criador da série, o episódio dá uma bofetada de luva branca a todos quanto acusavam o cast de falta de amplitude e talento, e é hoje visto como um fenómeno de culto quer por fãs quer por curiosos.
Aqui fica um cheirinho...

17 abril 2007

A queda de um mito...prateado

Apesar de proeminentemente representado na nova incursão cinematográfica dos "Quatro Fantásticos" (sim, digo à portuguesa, que é como a eles fui apresentado pela velhinha série onde aparecia o H.e.r.b.i.e.), o VERDADEIRO Surfista Prateado anda pelas ruas da amargura, depois da endoculturação a que foi sujeito no nosso planeta.
Assistam a este impressionante documentário e testemunhem no que se tornou o pobre Norin Radd. Mais vale ser-se escravo de Galactus ou habitante neste planeta?